Evolução do mercado: Lítio e Automóveis Elétricos
A conversão de carros movidos a energia fóssil para energia elétrica representa uma mudança decisiva para a redução de emissões de CO2 no mundo. Em 2022, no segmento de transportes global, os carros particulares e comerciais foram responsáveis por 48% das emissões emitidas de dióxido de carbono, com base em dados da Agência Internacional de Energia (AIE). Sendo o sector dos transportes, responsável a nível global por 15% do total de emissões poluentes.
Legenda: Emissões poluentes por sector económico. Fonte: (Rhodium Group).Um retrato rápido do mercado de automóveis elétricos em 2022-2023.
Um total de 10,5 milhões de novos veículos totalmente elétricos e veículos híbridos foram vendidos em 2022, um aumento de +55% em comparação com 2021. Sendo que, o padrão de crescimento regional está a mudar e a Europa tem vindo a perder dinâmica no sector de automóveis elétricos. Após 2 anos de aumentos acentuados de vendas na Europa, a venda de veículos elétricos aumentou apenas +15% face a 2021. As vendas de veículos elétricos em 2022 nos EUA e no Canadá aumentaram 48% em relação ao ano anterior. As vendas de veículos elétricos na China desafiaram todos os ventos contrários que o país enfrentava (crise imobiliária, surtos de Covid e confinamentos) e aumentaram mais 82% em relação a 2021.
No segmento de veículos 100% elétricos, a Tesla ainda lidera por ampla margem, com 1,31 milhão de unidades entregues em 2022. Os veículos híbridos representaram 27% das vendas globais de Plug-in em 2022, em comparação com 29% em 2021.
Os veículos 100% elétricos (9,5%) e os híbridos (3,5%) representaram 13% das vendas globais de veículos ligeiros em 2022, em comparação com 8,3% em 2021. A Noruega tinha a maior quota de mercado de VE (VEB 71% + Híbridos 8%), a China tinha 27%, a Europa 20,8% e os EUA 7,2%. (Fonte: EVvolumes).
Já em 2023, as vendas globais de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in (PHEVs), aumentaram 31%, abaixo do crescimento de 60% em 2022. As vendas de veículos 100% elétricos aumentaram 50% nos EUA e no Canadá, e cresceram 27% e 15% na Europa e na China, respectivamente.
Apesar de em 2023 o crescimento na venda de veículos elétricos ter sido inferior a 2022, convem referir que a sua quota de mercado continua a aumentar, verificando-se uma preferência crescente na escolha automóveis novos.

E quando falamos sobre a evolução do mercado de automóveis elétricos, é inevitável mencionar o lítio, sendo este, um recurso fundamental na composição e preço de automóveis elétricos.
Legenda: Composição dos custos de produção de carros convencionais e carros elétricos, 2018 e 2025. Fonte: (Lutsey and Nicholas, 2019).
O lítio é actualmente a matéria-prima referência para a produção de baterias a nível mundial. A maioria dos componentes tecnológicos já recorre a baterias de lítio, desde computadores, telemóveis, máquinas, ferramentas, eletrodomésticos, e claro, o novo mercado em expansão de automóveis elétricos. Seria portanto de esperar que o preço da matéria-prima estivesse em forte valorização, no entanto não é isso que tem sido observado desde 2022.
Os preços em mercado do carbonato de lítio subiram mais de 500% entre junho de 2021 e dezembro de 2022, antes de cair cerca de 70% em outubro de 2023. Tal é devido a um forte desequilíbrio entre oferta e procura, sendo que a oferta de lítio tem vindo a aumentar bastante, e a procura, apesar de crescente, não tem acompanhado á mesma velocidade.
Legenda: Preço em mercado do lítio. (Fonte: TradingEconomics).
E afinal, quem são os países que mais lítio mineram, e que mais baterias produzem?
Legenda: Top de países em Mineração de lítio. Fonte: (S&P Global Market Intelligence).Legenda: Top de países em produção de baterias. Fonte: (S&P Global Market Intelligence).
Á medida que o mercado de automóveis elétrico evolui, tanto no plano da inovação e tecnologia, redução de custos, como no aumento da sua quota de mercado, acompanhar a evolução dos seus principais componentes é relevante.
De facto, vivemos actualmente uma anomalia de mercado neste sector, com maior oferta de lítio, do que procura. No entanto é esperado que a procura aumente, algo que o gráfico, relativo ás previsões de produção e venda de carros elétricos, nos ajuda a compreender.
No persecução por uma transição verde, os dados actuais são boas notícias, no entanto julgo, que a forte concentração de mercado, tanto na mineração de lítio, como na produção de baterias, pode representar um risco para uma transição verde mais rápida e barata. No plano europeu e norte americano, o peso de ambos os sectores é diminuto. Se ambos os mercados acabarem por ser controlados, através de um oligopólio, tal poderá representar um desafio á transição energética. No entanto, a inovação contínua em matéria de soluções de armazenamento de energia, que se tem verificado, poderá ajudar a atenuar o problema.
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