Sustentabilidade Ambiental - Uma Oportunidade para as Empresas

A transformação verde, e as metas para alcançar uma economia mais sustentável, não devem ser apenas entendidas como um esforço climático altruísta, onde somente são alcançados objectivos comuns, em benefício da sociedade e do clima. A Transformação verde, para uma economia mais sustentável, traz também benefícios económicos e financeiros para todos os agentes, desde o cidadão comum, nas suas escolhas e investimentos individuais, tal como para ás empresas, e para o Estado.

Fonte: GfK Consumer Life Report

 

Colocamos assim a questão, quais as vantagens e motivações económicas para as Empresas se tornarem mais verdes?

Redução de despesas 

O investimento em eficiência energética tem um impacto directo nos custos correntes das empresas. Custos como eletricidade, água, custos com a gestão de resíduos, embalamento, transportes, são alguns exemplos. O investimento em sustentabilidade, pode até dar lugar a receitas extra, seja através de fortes investimentos em energia renovável, que permite que os excedentes possam ser comercializados, seja através da rentabilização dos resíduos de produção, os chamados produtos secundários ou “by-products” em inglês, antes apenas vistos, como desperdícios da produção principal, que geralmente implicavam inclusive custos de processamento parar as empresas.

O espectro é alargado em matéria de sustentabilidade empresarial. Métodos e possíveis poupanças no processo produtivo:

  1. Design do produto: Condicionar a criação de um novo produto á maior percentagem de recursos reciclados\recicláveis, tal como requeiram menos energia\recursos\água a produzir;
  2. Recursos: Uso responsável de recursos naturais, e minimização da pegada ecológica na escolha de recursos;
  3. Produção: Introdução de sistemas sustentáveis na manufactura; controle de qualidade, redução de desperdícios; reciclagem de resíduos, reutilização de materiais; recurso a energias renováveis;
  4. Embalamento: Uso de materiais sustentáveis e recicláveis e escolha de soluções reutilizáveis;
  5. Distribuição: Estratégias de poupança e sustentáveis de armazenamento (edifício, uso de energia); proximidade física aos locais de produção e abastecimento, reduzindo os custos e emissões no transporte; optimização de rotas de distribuição; estender estas políticas a parceiros logísticos;
  6. Operação em loja: Redução de resíduos; redução de consumos ligados á operação; eficiência energética e uso de fontes de energia renovável.
  7. Economia Circular: Aproveitamento de produtos secundários ou recicláveis de toda a cadeia; parcerias com empresas que permitam a sua rentabilização;
  8. Sustentabilidade social: Adoção de práticas e políticas de emprego sustentáveis; segurança no emprego; apoio social; condições de trabalho; remunerações e tele-trabalho.
  9. Informação e tecnologia: Energia despendida por centrais de dados.
  10. Campanhas públicas: Iniciativas externas na sociedade.

Fonte: (Capgemini Research Institute).

Legenda: Resposta á questão "Porque motivo a sua empresa decidiu investir em sustentabilidade?". Fonte: (Sustainable pratices in U.S. business survey).

 

Reputação da marca e receitas

A maior preocupação com questões climáticas e de sustentabilidade por parte dos consumidores tem levado, muitas empresas e marcas a estar atentas, e a fazer esforços efectivos para uma transição verde. Afinal, o nível de preocupação dos consumidores também se traduz, não só em vendas, como em ir de encontro as prioridades e expectativas dos seus consumidores, tal como permite a exploração de mercados premium, diferenciação face á concorrência e de produtos, e a expansão de mercado.

Legenda: Consumo associado a produtos ou empresas com práticas sustentáveis. Fonte: (Deloitte Insights).

Legenda: Atitude dos consumidores perante práticas de sustentabilidade das empresas. Fonte: (Wunderman Thompson).

 

Competitividade

A competitividade de uma empresa pode ser reforçada de várias formas através do investimento verde.

  • Permite criar uma vantagem competitiva face á concorrência;
  • O grau de preparação da empresa para eventuais futuras consequências das alterações climáticas sai reforçada, gerando resiliência;
  • A percepção da empresa por parte dos consumidores é valorizada, criando oportunidades de marketing;
  • O desenvolvimento de uma preocupação e identidade mais verde permite criação de parcerias com outras entidades ou empresas que seguem e valorizam o mesmo esforço;
  • Em matéria de recursos humanos, políticas mais sustentáveis motivam maior satisfação e identificação com os valores da empresa por parte dos trabalhadores, tal como oferecem uma vantagem competitiva na contratação de talentos.


Financiamento

Através de introdução de políticas sustentáveis, são alcançados alguns dos resultados acima mencionados, em matéria de competitividade, resiliência, diferenciação, e vantagens competitivas, que por si só terão um reflexo financeiro relevante nas empresas. No entanto, esse não é o único benefício financeiro. Actualmente, um dos critérios de avaliação do valor de uma empresa, é o seu enquadramento em matéria de sustentabilidade. Exemplo disso são os indicadores ESG (Environmental, social, and governance), que reportam as políticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança, de uma empresa.

Em matéria de financiamento bancário, os níveis de resiliência, diferenciação e sustentabilidade, também serão sempre tidos em conta. 

No entanto uma política verde permite o acesso priviligiado a outras novas fontes. 

Nomeadamente através da possibilidade de encontrar no mercado de financiamento privado, investidores que valorizem políticas de sustentabilidade empresarial, um bom exemplo disso são os Fundos Verdes. Como também o financiamento público, que tem vindo a ser bastante direcionado, condicionado e impulsionador de iniciativas e práticas verdes e sustentáveis. Como exemplo disso mesmo, temos os recentes pacotes orçamentais verdes (Green Deals) nos Estados Unidos e na Europa.
 

O orçamento Americano para a transição ambiental e energética está estimado em cerca de 369 biliões de dólares (343 biliões de Euros), a serem executados durante a próxima década. Já o Green Deal na União Europeia é estimado em 1 trilião de Euros, para ser executado ao longo dos próximos 10 anos. Uma grande fatia destes orçamentos, traduz-se em transferências, apoios e incentivos directos á iniciativa privada.

Legenda: Plano de execução do Green Deal Estados Unidos da América. Fonte: (Texto legislativo da Lei de Redução da Inflação).

 

Legenda: Quadro execução do orçamento Green Deal da União Europeia. Fonte: (Comissão Europeia).



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